Início

Últimas notícias

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resultados do segundo turno em Formosa

Depois de uma expressiva votação no primeiro turno, obtendo grande vantagem para o segundo colocado, Marconi Perillo viu sua vantagem diminuir no segundo turno. Nada que tirasse a vitória no dia da eleição.
Em Formosa, assim como boa parte do Brasil, a abstenção esteve dentro dos padrões normais neste segundo turno com 14.085 eleitores deixando de ir às urnas. Em relação aos votos válidos, Marconi e Dilma lideraram a votação na cidade formosense. Veja abaixo a quantidade de votos para cada um dos candidatos:

GOVERNADOR:

MARCONI FERREIRA JÚNIOR - 31.066 votos (70,13%)
ÍRIS REZENDE MACHADO - 13.229 votos (29,87%)


PRESIDENTE:

DILMA VANA ROUSSEF - 23.078 votos (51%)
JOSÉ SERRA - 22.173 votos (49%)


COMPARATIVO DAS VOTAÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO TURNOS

Abstenção e votos brancos e nulos
Enquanto que no primeiro turno houveram cerca de 18 mil abstenções e votos brancos e nulos (11 mil abstenções e 7 mil em branco e/ou nulo). No segundo turno a abstenção foi um pouco maior enquanto que os votos nulos e brancos diminuíram. Foram 14.085 abstenções em Formosa enquanto que 1.165 votaram em branco e 2.534 anularam o seu voto. No total os números de não votantes e de votos inválidos (brancos e nulos) foi um pouco menor que no primeiro turno.

Votos para governador
No primeiro turno obtivemos os seguintes números para governador de Goiás em Formosa:

Marconi Perillo - 25.174 votos
Vanderlan Cardoso - 11.948 votos
Íris Rezende - 8.042 votos
Já no segundo turno, Marconi alcançou cerca de 31 mil votos enquanto Íris chegou aos 13 mil. Deste modo, podemos observar que os eleitores de Vanderlan em Formosa ficaram divididos entre os dois governadoriáveis do estado de Goiás.
Observe que Marconi saiu de quase 25 mil votos para 31 mil (obtendo cerca de 6 mil votos a mais que no primeiro turno). Já Íris saiu dos pouco mais de 8 mil votos para 13 mil (obtendo cerca de 5 mil votos a mais que no primeiro turno). Deste modo podemos afirmar que pouco mais da metade do eleitorado de Vanderlan foi para o lado de Marconi enquanto que Íris absorveu quase metade deste eleitorado em Formosa.

Votos para presidente

No primeiro turno, a diferença de votos de Dilma para Serra em Formosa foi de pouco mais de 500 votos. Assim como no caso dos governadores, os eleitores do terceiro colocado se dividiram entre Dilma e Serra e a vantagem dos dois permaneceu numericamente quase a mesma com uma maior vantagem para Dilma. De 500 votos de vantagem no primeiro turno, Dilma alcançou distância aproximadamente de 900 votos no segundo turno.

Comentários do blogueiro
A cidade de Formosa espera poder colher bons frutos do próximo pleito e uma das ansiedades da cidade está em torno da Barragem do Bandeirinha que garantiria o abastecimento de água para nossa cidade por um longo período.
Com a eleição de Marconi existe uma grande expectativa em torno da saída de Itamar da suplência para, enfim, chegar à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Na presidência, com Dilma, a expectativa é a manutenção dos programas de Lula com melhoramento da saúde e educação no Brasil. A ascenção da primeira mulher à presidência do Brasil é vista com bons olhos e a torcida é que o Brasil e o estado de Goiás evoluam bastante no próximo pleito. Parabéns aos eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário