Início

Últimas notícias

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dos 54 "novos" senadores, 16 são reeleitos

As eleições de 2010 comprovaram a nova tendência das eleições na maior parte do Brasil. No Senado, das 54 vagas disponíveis, haverão apenas 16 "antigos senadores" enquanto 38 senadores são eleitos.
Isso representa dois terços (algo em torno de 67%) das vagas desta eleição para  Senado com novos políticos. Em Goiás, as duas vagas foram preenchidas novamente por Demóstenes e Lúcia Vânia, demonstrando que o povo goiano está feliz com a atuação de ambos no Senado.
Além dos 54 senadores eleitos neste pleito, outros 27 permanecem no estado pelos próximos 4 anos quando fecharão os 8 anos de mandato. O terceiro senador goiano é Marconi Perillo que está disputando o segundo turno para o governo do estado de Goiás. Caso ele vença, seu suplente irá continuar o trabalho nos próximos 4 anos.
Considerando todas as vagas do Senado, houve uma renovação de mais de 46% das cadeiras que serão ocupadas por candidatos que não buscavam reeleição.
As maiores bancadas do Senado serão do PMDB (com 16 representantes), PT (com 12 representantes) e PSDB (com 5 representantes). PP (4), PR (3), DEM (2), PSB (2), PDT (2), PSOL (2), PPS (1), PRB (1), PTB (1), PSC (1), PMN (1) e PC do B (1). Serão os outros partidos que terão representação no Senado no pleito 2011-2018.
Dos novos candidatos, nove são mulheres e 45 são homens indicando a pouca representatividade feminina no Senado. De qualquer modo, esperamos que os novos senadores criem possibilidades de fazer com que haja mais desenvolvimento e crescimento econômico e social em todo o Brasil. Boa sorte a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário