Início

Últimas notícias

sábado, 16 de outubro de 2010

Datafolha: Segundo turno no DF: Agnelo lidera pesquisa

Primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno do Distrito Federal, mostra que Agnelo (PT) tem 50% das intenções de voto, contra 36% de Weslian Roriz (PSC). Votos brancos e nulos somam 8%, e 6% estão indecisos.
Dos votos válidos, aqueles onde se excluem os votos brancos, nulos e indecisos, o petista tem 58%, ante 42% de Roriz.
Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra o percentual de votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, procedimento este que é adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais, em que são excluídos os percentuais de voto em branco, os nulos e as abstenções.
Agnelo superou Roriz no primeiro turno da eleição por uma diferença superior a 13 pontos: 48,41% a 31,5% dos votos válidos.
O Datafolha entrevistou 1.120 eleitores nos dias 07 e 08 de outubro no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Agnelo consegue atrair mais eleitores do terceiro colocado no primeiro turno do que Weslian Roriz. Entre os que declaram ter votado em Toninho do PSOL, terceiro colocado no primeiro turno (teve 14,25% dos válidos), 45% dizem que pretendem votar em Agnelo na segunda votação. Apenas 19% desses eleitores afirmam que vão votar em Weslian Roriz e 24% afirmam que pretendem votar em branco ou anular o voto.
A maioria (86%) do eleitorado se diz que o voto está totalmente decidido, outros 11% afirmam que o voto ainda pode mudar. Entre os eleitores de Agnelo 90% estão totalmente decididos, 8% afirmam que o voto ainda pode mudar. Os que pretendem votar em Weslian Roriz, 86% estão totalmente decididos e 13% dizem que o voto ainda pode mudar.
Dos eleitores que não declaram voto em Agnelo, 4% afirmam que votariam com certeza no petista, 20% dizem que talvez votariam e 63% afirmam que não votariam de jeito nenhum em Agnelo. Já entre os eleitores que não declaram voto em Roriz, 3% mencionam que votariam com certeza em Weslian, 14% que talvez votariam e 74% afirmam que não votariam de jeito nenhum na candidata.
Agnelo tem melhor desempenho entre os eleitores mais jovens (54%), entre os que têm mais de 35 a 44 anos (53%) entre os mais escolarizados (65%), entre os mais ricos (65%).
Já Weslian Roriz tem destaque entre os eleitores mais velhos (47%), entre os menos escolarizados (48%) e entre os que declaram renda familiar de até dois salários mínimos (46%).
O Datafolha verificou se os eleitores têm conhecimentos a respeito do número do seu candidato, e 77% mencionam corretamente o número, 16% não sabem o número do seu candidato. Dos eleitores de Agnelo, 79% sabem que número digitar na urna eletrônica para votar no candidato, entre os eleitores de Weslian Roriz, esse percentual é de 83%.
Também foi perguntado aos eleitores sobre o conhecimento da desistência do candidato Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal e o lançamento da candidatura de sua esposa, Weslian Roriz, em seu lugar, 96% dos entrevistados afirmam que tomaram conhecimento do assunto, destes 71% se dizem bem informados, 22% mais ou menos informados e 3% estão mal informados. Apenas 4% dos eleitores do Distrito Federal não tomaram conhecimento da desistência de Joaquim Roriz e da indicação de Weslian.


FONTE: Site do DATAFOLHA
Data da pesquisa: 11 de outubro.
Matéria copiada do site: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1103
Este conteúdo não tem adaptações do blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário